
Hello Kitty :
Ela nasceu em Londres, Inglaterra, está no 3º ano escolar e mora com seus pais e sua irmã gêmea, Mimi. Ela é uma gatinha branca, desenhada com linhas simples e arredondadas e é sucesso de vendas há três décadas. Estamos falando de Hello Kitty.
A empresa Sanrio iniciou suas atividades em 1960 como Yamanashi Silk Center, e era uma indústria têxtil como muitas que existem no Japão. A empresa resolveu entrar na área de produtos baratos, mas bonitinhos para presentes e criou, 1974, a linha Hello Kitty. Inicialmente Hello Kitty foi feita para ilustrar artigos para crianças pequenas e papelaria. Mas ninguém, nem a própria Sanrio, esperava que Hello Kitty logo virasse uma febre e enorme sucesso de vendas internacional.
Entretanto, era de se esperar que isso ocorresse no país do kawairashii – a valorização do “engraçadinho e bonitinho”. Além de atingir o público infantil, o público feminino passou a comprar os produtos com o desenho da gatinha. O pesquisador Mark Schilling, que publicou um livro sobre cultura pop japonesa, supõe que o seu sucesso se deve ao fato de que no Japão muitas adolescentes e jovens adultas procuram aparentar ter muito menos idade do que realmente têm, talvez na expectativa de agradar homens que sofrem daquilo que se convencionou chamar de roricon, ou “complexo de Lolita”. De qualquer forma, o Japão está cheio de exemplos de personagens e até artistas que fazem sucesso por causa do fator kawairashii (a cantora pop Seiko Matsuda no início de sua carreira, por exemplo).
Hello Kitty e os personagens da Sanrio como o cãozinho Pochacco, o sapo Keroppi, o porquinho Pippo e o pato Pekkle passaram a estampar os mais diversos produtos imagináveis, atingindo enorme popularidade dentro e fora do Japão e sendo comercializado por mais de 3 mil lojas.



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